Seguros de Saúde versus Planos de Saúde Autofinanciados

SEGUROS DE SAÚDE vs PLANOS DE SAÚDE

Atualmente a aquisição de um Seguro de Saúde ou de um Plano de Saúde Autofinanciado é, por várias razões, uma escolha cada vez mais comum no conjunto de benefícios dos Recursos Humanos no momento de uma nova contratação ou na definição das políticas de retenção de talento nas empresas.

De facto, além de muito apreciado, é reconhecido que este benefício se traduz na redução do absentismo laboral, no reconhecimento e maiores níveis de satisfação e motivação dos colaboradores.
Convém, todavia, registar que há diferenças entre um Seguro de saúde e um Plano de Saúde autofinanciado.

O seguro de saúde cobre total ou parcialmente os custos relacionados com a prestação de cuidados de saúde a cada segurado, de acordo com as coberturas e limites de capital, definidos no contrato com a Seguradora. A empresa ao contratar um seguro de saúde, e mediante o pagamento de um prémio anual, transfere para a Seguradora a responsabilidade de suportar total ou parcialmente as despesas com a Saúde dos colaboradores que sejam incluídos na lista de segurados. Os seguros de saúde normalmente garantem o acesso a uma rede de prestadores onde as pessoas seguras podem usufruir dos seus benefícios tendo em conta as suas condições contratuais ou então poderão vir a reembolsar percentualmente caso os cuidados de saúde sejam prestados fora da rede.

Convém ter em conta que os Seguros de saúde têm coberturas e exclusões, o que significa que há situações em que o seguro abrange e outras que ficam de fora. Entre as exclusões mais comuns estão, por exemplo, os acidentes de trabalho e as doenças profissionais ou, nalguns casos, as doenças preexistentes ao contrato de Seguro.

Os Planos de Saúde Autofinanciados pelas Empresas funcionam de forma similar aos Seguros de Saúde, sendo que neste caso são as empresas que assumem diretamente o risco financeiro de proporcionar benefícios de cuidados de saúde aos seus colaboradores e familiares. Em termos práticos, nesta opção as Empresas pagam as despesas com a Saúde diretamente à Rede de Prestadores, ao invés de pagarem um prémio fixo pré-determinado a uma Seguradora de Seguros de Saúde.

Os Planos de Saúde autofinanciados podem oferecer uma maior flexibilidade na determinação de coberturas e regras de acesso, controlo e oportunidades de poupança de custos.
Por esta razão as médias e grandes empresas têm tendência a evoluir para o modelo de Planos de Saúde Autofinanciados. Os planos de saúde não têm período de carência, limite de idade de adesão ou permanência, nem franquias ou plafonds, e o preço do plano não aumenta com a idade.

Compete à empresa, tendo em conta as características do seu universo de colaboradores, das circunstâncias particulares em que opera e a realidade do sistema de saúde local, avaliar qual a solução que melhor se adequa aos seus recursos humanos, às suas condições de risco bem como a melhor forma de gestão dessa operação.

Neste contexto, a Mediplus pode ajudar as empresas na procura da melhor solução e na tomada de decisão. A Mediplus, que realiza a sua atividade há mais de 10 anos, atua como especialista na prestação de serviços de gestão para os Financiadores de cuidados de Saúde, onde se incluem a gestão dos seguros de Saúde das Seguradoras e os Planos de Saúde Autofinanciados para Empresas.

Estamos presentes em Angola, Moçambique e Portugal, onde gerimos uma carteira de clientes distribuída por diversas Seguradoras e Empresas, procurando encontrar o equilíbrio perfeito entre o melhor serviço aos nossos clientes e a maximização da otimização dos custos.

Na Mediplus, temos a capacidade de construir e gerir Planos de Saúde únicos, customizados às necessidade de cada cliente, com elevado foco na Inovação e tecnologia, onde dispomos de soluções do tipo “Plug & Play” conferindo uma vantagem competitiva para os mercados em constante evolução.

Oferecemos o acesso a uma rede de prestadores em Angola, bem como uma Rede prestadores internacional (Africa do Sul, Brasil, India, Moçambique, Portugal, entre outros), soluções de Medicina Digital como a vídeo-consulta, APP e portal de Membros, Portal da Web para os RH da Empresa para consulta dos consumos da carteira (Plafonds), sinistros em tempo real, indicadores gestão e performance do Plano, EAP – Saúde Mental do Trabalhador, Programa de Gestão de Doenças Cronicas e Medicina do Trabalho, entre outros.

Por estas razões e de forma a haver os melhores proveitos dos serviços, a Mediplus aposta de forma continuada na formação profissional dos seus colaboradores, potenciando o seu desenvolvimento e capacidades, mas também promove a formação dos quadros profissionais dos departamentos que nas empresas gerem os benefícios de saúde, bem como sessões abertas de educação para a Saúde abordando diversos temas de interesse. Sendo certo que este é o caminho de qualificar e melhorar a qualidade dos serviços e da articulação entre os nossos clientes.

Partilhar:
Mais Artigos: